quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O olhar de Marieta

Um olhar nunca é só um olhar. Possui mistérios e sutilezas que apenas outro olhar (até de um inocente curioso como eu; mais curioso do que inocente, alguém diria!) pode ver. Existem flagrantes que dispensam legendas. Falam por si sós.

 

Foto: Reprodução 

Este olhar, não tenho dúvida, traduz na justa medida a admiração, o amor, o carinho, a cumplicidade e o cuidado na escolha de alguém com quem partilhar planos, prantos e pratos.

 

O dramaturgo Aderbal Freire-Filho, que fez por merecê-lo de Marieta Severo, deixou este plano na última quarta-feira, aos 82 anos. 


Ela desabafou sobre como reagiu após vê-lo sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, em 2020. “Foi mais do que sofrido, foi inacreditável”, disse em entrevista a um site de notícias.

 

“É uma consciência da precariedade da vida que tomou conta da minha. Por mais que a gente saiba dela na teoria, quando ela se apresenta, muda tudo. Estávamos em Nogueira, na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, com as minhas netas, por causa da pandemia. Ele ia para o Rio resolver uma questão do imposto de renda e voltaria no dia seguinte. Nos falamos três vezes depois que ele saiu”, arrematou.

 

O interessante da relação entre eles é que não dividiam o mesmo teto. Marieta explicava que, como se casou pela primeira vez muito nova (com Carlos Vergara, em 1964), nunca teve um espaço para chamar de seu. 

 

Ela, portanto, nunca precisou sacudi-lo às seis da manhã, sorrir um sorriso pontual nem dizer pra ele se cuidar. Nem lhe fazer com açúcar e com afeto o seu doce predileto. Viviam muito bem, cada qual sob seu teto. 

 

Ela, que começou a se relacionar com ele depois dos 50 anos, disse certa vez que a história desse amor era bastante madura, porque cada um já vivera experiências antes de se encontrarem (após dois anos com Carlos Vergara, foi casada com Chico Buarque durante 33 anos).

 

Na época, não vou negar, fiquei triste com o fim do casamento de Marieta e Chico, depois de amargarem um exílio juntos (quando estiveram na alça de mira da ditadura militar) e de trazerem ao mundo três lindas filhas. Certos casais a gente sempre acha que são “para sempre”.

 

Queridos do público, bem-sucedidos, para muitos eles personificavam o “para sempre”. A notícia da separação intrigou os fãs, que teimam em não aceitar que a rotina cotidiana de astros, assim na Terra como no Céu, também se desgasta. 

 

Ainda bem que da união com Chico, além de Silvia, Helena e Luiza, brotaram lindas frutas como a amizade, o respeito e a admiração mútua. Sem contar as parcerias no teatro.

 

Em 2004, cinco anos após o divórcio, Marieta fez revelações interessantes numa entrevista. “Vejo casais que se separam e não se falam mais e fico chocada…  O Chico é meu melhor amigo, a primeira pessoa com quem vou falar numa situação difícil”. 

 

E disse mais sobre a vida a dois: “Não tinha glamour nenhum. Era dor de dente, briga com as crianças que deixaram tudo fora do lugar, com quem não fez a lição... Eu saía de casa para ir trabalhar, deixava as crianças com a babá e tinha culpa, sim. Como qualquer outra mulher. Ah, o glamour! A gente na banheira, com rosas em volta... Que banheira?! Não dava tempo nem de tomar banho direito!”. 

 

Naquele mesmo ano, Aderbal chegou até Marieta como quem chega do nada, não lhe trouxe nada, também nada perguntou. Vai ver pegou em sua mão e antes que ela dissesse “não”, instalou-se feito um posseiro dentro de seu coração. Bem feito pros dois!

 

Dezesseis anos mais tarde, ele sofreria o acidente. Aderbal ficou mais de dois meses internado. Ao deixar o hospital, os dois passaram a compartilhar a mesma casa pela primeira vez. Mas ele nunca mais se recuperou das sequelas do derrame.

 

O velório aconteceu no teatro Poeiras, repleto de amigos e tomado pela emoção, principalmente quando as netas de Marieta cantaram em homenagem a Aderbal. O corpo foi cremado quinta-feira passada, em cerimônia íntima, no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro, com a presença apenas da viúva e de algumas pessoas que trabalham no teatro.

 

Marieta contou que, assim que a equipe médica lhe disse que o quadro era irreversível, conversou com a amiga Andrea Beltrão (uma das responsáveis pela criação do teatro Poeiras, ao lado do casal) sobre a possibilidade de enterrar no teatro as cinzas do marido. 

 

Uma placa será colocada com o nome de Aderbal no muro do canteiro, espaço em que foi enterrada a urna com suas cinzas. E uma árvore será plantada no local, marcando assim a presença, para sempre, daquele que um dia fez por merecer o olhar de Marieta.

55 comentários:

  1. Mais uma linda crônica.

    ResponderExcluir
  2. A gente parece nunca estar preparado pra encarar a fragilidade da vida.
    E, quando chega o fim, sempre é difícil ter o que dizer pra quem fica.
    Nas vezes em que aconteceu algo assim na minha vida sempre foi sofrido e inacreditável.
    Parece que o certo mesmo é viver cada dia e amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não há. Como, a rigor, o ontem não existe mais.

      Excluir
  3. Ademar Rafael Ferreira23 de agosto de 2023 às 05:27

    Sobra tentarmos inventar que:
    Se o olhar é cativante/É o espelho da alma/Se o olhar é penetrante/De qualquer um tira a calma.
    Viva que sabe expressar seu sentimento ao olhar.

    ResponderExcluir
  4. A vida passa num sopro e tem gente que parece viver mais do que os outros de tão lindas que são suas histórias. Me transportei lendo isso.

    ResponderExcluir
  5. Uma crônica repleta de poesia e de leveza, mesmo quando trata de temas que podem ser pesados, como doença, morte e separação.
    Luiz Andreola

    ResponderExcluir
  6. A poesia imensa que há a partir de um olhar cotidiano e descobrir o cotidiano num casal que era pura poesia. Deveria ser para sempre. Dedé Dwight

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis uma prova inequívoca de que bons fotógrafos são poetas disfarçados.

      Excluir
  7. Um escritor como você se descobre sempre melhor, em meio aos dramas da vida, gostei muito do texto, ,não conhecia a história de Marieta e o drama de seu último marido

    ResponderExcluir
  8. Bom diaaa.
    ...
    Essa não é uma crônica que possa responder de imediato, e sim, refletir.

    ResponderExcluir
  9. A delicadeza do texto merece uma resposta adequada e poética, não com a rudeza das minhas palavras, mas com o pensamento de Chico Buarque, que talvez seja o homem que melhor traduziu o pensamento feminino em suas composições: " Ele vinha sem muita conversa, sem muito explicar. Eu só sei que falava e cheirava e gostava de mar. (...) Ele assim como veio partiu não se sabe pra onde e deixou minha mãe com o olhar cada dia mais longe." Canção Belíssima. Aliás, a música não é de autoria do Chico. É versão de uma linda canção italiana de título curioso: "4/03/1943", de Lucio Dalla e Pallotino, de 1971 que concorreu ao icônico festival de San Remo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário provocou minha curiosidade, pela tradução da canção e pelo título: 04/03 é o dia do meu nascimento (não coincidiu o ano, mas tenho extrema admiração pelo número 43). Obrigado!!

      Excluir
  10. Gente é gente, mesmo que as gentes pensem que algumas sejam diferentes. O corpo, indigente do espírito, grita sempre: "lembra: somos gente!".
    Linda matéria!!!

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto, me faz lembrar sobre a finitude da vida! As vivências do arquivo eterno nunca morrem, ficam para sempre guardadas na nossa existência. Cabe a nós sempre lembrarmos, dão sentido a vida. O tempo não volta.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Hayton

    Sei que vc classifica suas crônicas depois de publicadas.
    Esta deve ir para a pilha maior, que é das melhores!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. O encaixe aparentemente despretensioso de trechos de João e Maria na crônica foi arrebatador.
    O dizer de Marieta se encaixa a cada um de nós: sabemos de nossa finitude, mas agimos como se isso fosse muito longínquo ou mesmo improvável.
    Quando algo como um AVC acontece é um choque. Eu tive o meu susto, com a notícia de um câncer em 2019, hoje sob controle.
    Talvez devêssemos fazer o que Millôr Fernandes sugeria em tom de pilhéria: “viva cada dia como se fosse o último; um dia você acerta”!

    ResponderExcluir
  14. O texto nos leva a refletir que a vida é feita de ciclos, alguns completos, outros interrompidos abruptamente. Mais uma crônica SHOW DE BOLA!!!

    ResponderExcluir
  15. Um olhar revelador ! Revelador de felicidade, de amor, de cumplicidade e mais do que isso, do sentido e do colorido especial que Aderbal trouxe à vida de Marieta. Nem todos os mortais têm esse privilégio . O cronista soube transmitir com esmero a mensagem do amor, do amor que foi eterno enquanto durou !

    ResponderExcluir
  16. Bela crônica, Hayton. A nos lembrar que a impermanência é a nossa constante! Abração.

    ResponderExcluir
  17. Interessante, Hayton, como você capta notícias e tira delas profundas reflexões humanística sobretudo. Aqui você ressaltar o limiar tênue da vida. Maneiras de se viver, explorando o máximo da existência, amor e paixão. Tudo bem dosado. Com encadeamento lógico para o leitor não se perder. Até a cronologia é obedecida. Mas, o prato principal, de fato, são as almas, as pessoas. Com toda a riqueza de nuances associada. Você traz o belo e o estranho, que coabitam nos personagens narrados. Leitura sempre prazerosa.
    Roberto Rodrigues

    ResponderExcluir
  18. Quanto é dito num olhar em que a boca cala!!!!
    Para ser recente nas observações, basta prestar atenção nos depoimentos cujos personagens (réus) se mantém calados mas com olhar falante..,,
    E, voltando a Marieta, a prova do amor existente foi recebê-lo sob seu teto para o cuidado necessário quando ele mais precisou. Amor com respeito às individualidades, sem o carimbo da posse, mas com os braços receptivos e solidários. Que seja uma lição para todos nós.
    Nelza Martins

    ResponderExcluir
  19. Maravilhosa, como sempre, caro Hayton,
    Como uma quitanda que se oferta no café da manhã
    Na manhã de toda quarta feira,
    Como sempre
    Antes que o café acabe de coar
    Que o som do cantar do galo venha a ecoar

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esta fase da vida de Marieta, passei admira-la mais ainda após esse gesto de solidariedade para com o marido, quando passou a viver sob o mesmo teto, no momento que ele precisava.


    ResponderExcluir
  21. Não conhecia essa fase da vida de Marieta. Passei a admira-la mais ainda após esse gesto de solidariedade para com o marido, quando passou a viver sob o mesmo teto, no momento que ele precisava.

    ResponderExcluir
  22. Cada um pode tirar desse seu texto, os ensinamentos que o momento e a vida nos dá. O mais importante talvez seja o que representa bem o que ensinou Vinicius de Moraes, sobre o amor: “que seja infinito enquanto dure”. Fala do primeiro amor, do amor que ultrapassou as fronteiras até da sanidade pública e política e falar do amor maduro e sereno, que merece o olhar em destaque. Sobrou o ensinamento de que a dicotomia amor e ódio é uma tremenda burrice. Amor, amizade e respeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. A vida é efêmera, não há como fugir. O tempo passa e a gente fica, pelo menos por um tempo. Uma hora o tempo acaba e a gente também. Ficam as lembranças, mas até isso o danado do tempo vai diluindo.

    ResponderExcluir
  24. É bem provável que a Marieta seja da época em que pela lei predominante se era obrigado a viver feliz.
    No tempo da maldade, acho, ela nem tinha nascido.
    Ainda bem que ainda há gente que nasceu naquela época.

    ResponderExcluir
  25. História da vida, denota anos bem vividos, que servem de conhecimento para Nós. Em especial, que é finita. Viver e não ter a vergonha de Ser Feliz.

    ResponderExcluir
  26. Mais uma crônica emocionante! Histórias de amores reais sempre emocionam, ainda mais em tempo tão árido.Obrigada por continuar a nos encantar com sua escrita.

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito de comentar as crônicas/escritos, mas esta é do tipo que nos faz chorar para dentro, pois, mesmo não concordando em parte, apregoam que homem que é homem não chora. Isto é a vida como ela é. Por conta da minha, momentânea, condição de dirigente de associação de aposentados tenho vivenciado e escrito sobre coisas parecidas. Lógico que não com a maestria Haytoniana. Parabéns Hayton!

    ResponderExcluir
  28. O cronista resume a vida de uma grande mulher sem precisar recorrer ao brilhante lado profissional dela. Apenas percepções e sentimentos sobre o lado humano, algumas vezes usando trechos da obra do genial ex-marido, talvez compostas sob inspiração da protagonista. Muito boa!

    ResponderExcluir
  29. Nem tudo são flores, mas, mesmo que as flores deixem de existir, algum dia, ficará o perfume, na lembrança, dos outros tantos dias felizes...
    Às vezes, somos "atropelados" em nossos planos, fazendo com que o cotidiano seja reajustado para que a vida continue...

    ResponderExcluir
  30. Lindo texto, à altura da história e dos personagens.

    ResponderExcluir
  31. Fica cada vez mais difícil comentar crônica sua.
    Falar no primor da escrita é redundante, mas também não se pode deixar de citar sua capacidade de inspiração pra tratar de temas até inusitados, arrebatadores, fazendo-o com uma proficiência que nos deixa - seus privilegiados leitores - marcados pela emoção.
    Não bastasse, ainda consegue inserir trechos de poesias consagradas em músicas que nos acalenta a alma, fazendo do texto uma poesia em prosa.
    Não tenho dúvida, ninguém fez algo melhor sobre o tema de hoje e tenho certeza de que Marieta ficaria em felicidade marcante se dela tomasse conhecimento.
    Você já merece um reconhecimento nacional, não tenho dúvida.

    ResponderExcluir
  32. Crônica extraordinária, como tantas e tantas outras.
    Você sabe, Hayton, como gosto de ler as crônicas e, curioso, também leio os comentários (por isso, sempre que possível, deixo a leitura para as tardes/noites das quartas-feiras).

    O que dizer?
    Fico com o comentário do C. Caldas, que peço permissão para reproduzir, com os devidos créditos: “ Essa não é uma crônica que possa responder de imediato, e sim, refletir. “

    Arrebentou, meu amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, tenho o mesmo costume que o seu, gosto de ler as crônicas e depois ir aos comentários para saber como as pessoas pensam a respeito.
      Nessa de hoje, deixou-me reflexiva por todo o dia.
      Quisera que a humanidade tivesse a visão do fotógrafo, de capturar e eternizar um momento efêmero, perspicácia do autor, por penetrar numa dor e transforma-la numa crônica poética, e o olhar de Marieta, que por amor foi "até que a morte os separe”, e, como sou incrédula sobre a morte, que o amor os reencontrem.

      Excluir
  33. É o olhar que fala. Mil palavras em um único olhar.

    ResponderExcluir
  34. Como não se emocionar com esse texto! Sim, nossa vida é muito frágil e não sabemos nunca o que virá amanhã!
    Belaniza Maciel

    ResponderExcluir
  35. Agostinho Torres da Rocha Filho23 de agosto de 2023 às 18:47

    O olhar é um dos elementos de comunicação não verbal que mais tem carga informativa na comunicação humana. Alguém inclusive falou que a beleza de uma mulher está na força do seu caráter, na generosidade do seu coração e nos mistérios de seu olhar. A crônica presta uma justa e oportuna homenagem a Marieta Severo, uma das maiores representantes da dramaturgia brasileira. Parabéns ao autor não apenas pelo texto, uma verdadeira obra de arte poética, mas também pela escolha da fotografia que o ilustra.

    ResponderExcluir
  36. Excelente registro, nascido de algo simples, porém sublime. Um simples olhar, captado fotograficamente no instante certo e tão bem descrito de forma poética que mereceria ser dado a conhecer pela musa que o inspirou.

    ResponderExcluir
  37. texto lindo, Haytão! Parabéns!
    Não sei se você se lembra...
    Um amigo de infância escreveu uma peça para a Giulia Gam. Ela chamou o Aderbal para dirigir. Fui na estréia e eles me chamaram para jantar.😂😂😂 De um lado a Giulia, Wagner Moura e meu amigo (Marcelo Pedreira)… e, do outro, eu, Aderbal, Marieta e Stella.
    Eu fã número 1. Estudei teatro na Cal e no Tablado e julgava (julgo) o Aderbal um dos maiores diretores do Brasil.
    Quando sentei à mesa, de frente para ele, não resisti e disse: “Eu tenho a ‘Mulher Carioca aos 22 Anos’ gravada em vídeo”. Ele respondeu: “Como assim!? Nem eu tenho essa peça gravada em vídeo…” Respondi que havia pedido ao Dan, protagonista à época, para eu dar uma aula … “Sensacional”! Conversamos a noite toda. Um cara incrível…
    Agradeço a Deus por aquele momento, mas queria ter repetido a conversa muitas vezes, mesmo que fosse para ele falar do Flamengo e eu do Fluminense.
    Mas a única coisa certa disso tudo é que o céu está ficando, a cada dia, melhor e mais divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hugo Paiva! Não tive a sua sorte de conhecer pessoalmente o casal, mas, pelo olhar de Marieta na fotografia, deu pra sentir que Aderbal era alguém especial. Apesar de não ser vascaíno.

      Excluir
  38. Um olhar, como a vida, é um imenso mistério, e isso é o que nos torna humanos! E essa humanidade, até o momento, é a coisa mais importante que existe na vastidão do universo, ou universos, pela inteligência, beleza, poesia e mistério!

    ResponderExcluir
  39. Esse cronista-poeta não exaure sua capacidade de nos emocionar com seus belíssimos textos. E eu, que estou entre aqueles que eternizaram o casal Marieta&Chico, só agora me dou conta que houve um companheiro antes e outro depois de Buarque. Quantas lições reveladas em cada linha desse precioso texto. Obrigada, Hayton.

    ResponderExcluir
  40. O olhar fala mais do que as palavras. Transmite os melhores ou os piores sentimentos. Marieta expressou todo o seu amor naquele olhar.
    Hayton, você contou uma história com uma riqueza de detalhes e nos falou da finitude da vida. Momento que, como muito de nós, Marieta também não estava preparada. Amei seu texto, Hayton!

    ResponderExcluir
  41. Crônica maravilhosa! O autor está afiado!

    ResponderExcluir
  42. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Outro olhar que merece destaque é o seu!
    O olhar de Marieta despertou seu olhar. Você enxergou além! Vc enxergou o outro. Vc enxergou o sentimento por detrás daquele olhar! Precisamos de mais olhares como o seu! Que ao enxergar o outro, saibamos encontrar e tocar o sentimento de alguém.
    Beto Barretto

    ResponderExcluir
  43. Como gosto de ler o que você escreve. Fico a imaginar como deve ser difícil honrar esse compromisso semanal sem nenhuma obrigação profissional. É que são tantos os compromissos a zelar que o tempo se esvai com facilidade.
    Só agora estou lendo o seu texto. Fico a imaginar a sua preocupação em fazer um texto toda semana. Pior: tem que ser um texto bom, que corresponda à expectativa dos seus leitores. E vem a pergunta: e quando a inspiração não chega?
    Você tem demonstrado que tem habilidade de sobra para se desincumbir da missão. Paraíso, porém, tem que ter um elevado senso de responsabilidade e humor para honrar a missão. Por tudo isto, parabéns.
    Desejando mais, espero que extrapole o costume semanal e dê vôos mais altos. Escreva um romance. Um grande tema seria auto-biográfico. Não seria uma boa?
    Alimento essa valiosa expectativa.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  44. Uma crônica de pura arte. Li cantando mentalmente. Ali a beleza está na prosa e na poesia, na musica e na fotografia. Uma beleza que salta da alma pelo olhar e sorriso de Marieta e nos toca a pele, causando arrepios.

    Eu confesso que tambem senti muito a separação do casal Chico e Marieta, mas tenho consciência que casamentos são bons apenas enquanto ambos estão bem no casamento.
    Sempre idolatramos o gênio Chico Buarque e é natural que suas companheiras orbitem em torno do astro, mas Marieta tem luz própria e provou que é maravilhosa além de Chico, mas tão maravilhosa que teve a sábia atitude de preservar uma grande amizade com o ex marido e pai de suas filhas e avô dos seus netos e trilhar sua própria trajetória.

    A Marieta é muito autêntica em descrever a vida cotidiana dos idolatrados astros, como se humanos não fossem, mas a vida como ela é. Nas palavras dela, vi Dona Nenen e sua adorável Grande Família. Como alguém de verdade conseguiria interpretar aquela real dona de casa de não a tivesse dentro de si? Ali havia Marieta dentro da Nenen e Nenen em Marieta.

    Sábia igualmente na opção madura de viver um amor com parceria e cumplicidade sem ter que dividir um mesmo teto. O seu sorriso a Aderbal imortaliza o amor, a admiração, o afeto, o mútuo merecimento em se terem sem se pertencerem. Cada um sendo quem é.
    Viva Aderbal que vive no olhar de Marieta.

    ResponderExcluir
  45. Permita-me parafrasear o título: "Um olhar para os Naledi". Explico e contextualizo: em 2015, uma descoberta veio a lume: uma nova espécie de hominídeo, o "homo naledi", foi encontrada em caverna de Joanesburgo, África do Sul, berço da humanidade. As datações situam essa espécie como tendo vivido entre 230 e 335 mil anos atrás, embora se teorize que sua origem morfológica date de surpreendentes 2 milhões de anos!

    Surpreendente, mesmo, é que se descobriu ritual funerário que somente se costuma atribuir a nós, os ditos "sapiens". Em uma das descobertas, uma criança está enterrada em posição fetal e, aparentemente, segura uma ferramenta de pedra, como se fosse uma oferenda daquelas muito comuns no Egito antigo, há míseros 5 mil anos no passado!

    Não se tem notícia de que havia comunicação oral tal qual a entendemos e a expressamos, hoje (linguistas conseguem rastrear a linguagem verbal até 50 mil anos atrás, mesmo que acreditem ser muito mais antiga).

    Se uma narrativa como esta, da crônica, desperta - como em mim despertou - sentimentos profundos, dúvidas existenciais indescritíveis e latentes, que posso dizer da pequena criança naledi cerimoniosamente enterrada, há 250 mil anos, com uma oferenda, como a perscrutar os mistérios da "pós-vida", quando arrogantemente supúnhamos que tais elucubrações somente pertenceriam aos "sapiens"?

    Mais: se uma nova espécie (tão antiga!)é capaz de tal elaboração, não estamos deixando de perceber, nos animais que não falam, algo que nossas rudezas ética, moral e espiritual convenientemente nos escondem?

    Pelo visto, as alegrias, as dores e as dúvidas experimentadas por Marieta, Chico e Aderbal não diferem de sentimentos análogos vividos por uma espécie diferente da nossa, nos longes, contados em tempos multimilenares. E isso muda todo o nosso pensamento a respeito de tais questões!

    Enquanto isso, estamos nos "aperfeiçoando" na tarefa de destruir a espécie "sapiens" com todo tipo de atitude perversa e desumana.

    Aderbal, cuja perda não se repara, livrou-se de ver a derrocada a que nos encaminhamos, se continuarmos como estamos ou formos ainda mais "eficientes" em nosso autoextermínio.

    Salve os Naledi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários das crônicas de Hayton mostram o nível alto de reflexões. Porém, destaco esse que traz uma reflexão abrangente sobre a trajetória humana e sua vaidade cega, fundamentada num estudo antropológico muito bem sustentado.

      Excluir
  46. Belo e comovente texto, caro Hayton.
    Esta crônica nos leva a refletir sobre quão frágil é a vida e que deve ser vivida plenamente, pois o tempo dela é curto.
    Que Deus nos conceda tempo suficiente para ser e fazer nossa cara metade feliz.
    Abração.

    ResponderExcluir
  47. Tantos comentários transbordantes de reflexões... valho-me de Gilberto Gil e faço um "plágio": ... das crônicas de Hayton nada tenho mais a dizer. Só ler e apreciar.

    ResponderExcluir