quarta-feira, 10 de maio de 2023

O “bem-amado” e as comadres

Ela e ele (um ex-parlamentar, por sinal, muito bem de vida) moram em Curitiba-PR, onde criaram os filhos, os netos crescem e a vida segue, só lhes restando agora, aposentados, implicar um com o outro o dia todo, todo dia. 


Esta semana retomaram uma briga antiga. Diz ela que ele vive dando em cima das mulheres mais jovens que frequentam um pub aconchegante e descolado, com decoração vintage, que serve uns coquetéis e petiscos maravilhosos. Ele nega. Garante que ela está ficando louca, vendo tranças e chifres em cabeça de pulga.

 

Ontem, ela buscou um ombro amigo numa videochamada para sua comadre Márcia, mulher de meu amigo Luizão, que a tudo ouviu porque o tom da prosa foi tão alto que o impediu de cochilar seus 20 minutos pós-almoço.

 

– Ele pensa que sou besta! – dizia ela. – Sou feito aquela que cantava "sinto quando alguém te interessa, mesmo quando finges que não vês..." 

– Calma, comadre! – ponderava Márcia –. Vai me dizer que nunca olha pra ninguém além de seu marido? Olhar não arranca pedaço de ninguém. Lembra quando você me disse que era difícil admitir que Harrison Ford ronca, que Richard Gere arrota, que Brad Pitt peida?

– Epa! Assim, não! Artista não conta...  

– Vai me dizer então que não existe nenhum gatão grisalho no seu prédio? Você não fala nada pra não desagradar o compadre, não é?

– Desagradar, não. Se eu elogiar alguém, na primeira bunda que aparecer na nossa frente ele vai esquecer que estamos juntos há mais de 40 anos. O bicho é safado mesmo. E quanto mais velho, mais sem-vergonha fica!

 

E veio à tona o estopim da encrenca: o noticiário sobre o imbróglio envolvendo o prefeito da cidade de Araucária-PR, que, no frescor de seus 65 anos, acaba de se casar com uma moça de 16. Dois dias antes do casório, ele havia nomeado a mãe da noiva como secretária de Cultura e Turismo. 

 

Imagem: Reprodução/Instagram 

Deu nos jornais que se trata do quinto casamento do insaciável alcaide. Reeleito com 47 mil votos, o bem-amado teria recentemente declarado à Justiça Eleitoral dispor de mais de R$ 14 milhões de patrimônio. Nada mal pra quem está começando uma nova vida a dois.

  

Aqui, legalmente é possível se casar aos 16 anos com autorização do responsável – a menina completou a idade mínima quatro dias antes de se casar. “Mas a ONU considera casamento infantil qualquer união com menor de 18”, argumenta a comadre de Márcia e Luizão. “Isso é uma violação de direitos. Pedofilia, falando português mais claro”, afirma.

 

A suposta prática de nepotismo é que deu visibilidade nacional ao caso. Após a repercussão, o prefeito se viu emparedado e cuidou de exonerar a sogra com menos de duas semanas após empossá-la no cargo.

 

Luizão me conta que, surfando no noticiário enquanto as comadres conversavam, descobriu que o Ministério Público do Paraná investiga a denúncia de nepotismo. Também existe uma análise sigilosa – seja lá o que isso significa – sobre o casamento.

 

O viril burgomestre concedeu entrevista ao jornal "O Popular do Paraná" declarando que o casal está bastante feliz. "Minha esposa me faz muito bem, e eu faço bem a ela...”. Nas redes sociais, ela retribuiu: disse não se importar com a repercussão do caso. "O que importa, sinceramente... É que não nos importamos!".

 

Ai de quem duvidar desses corações apaixonados que decidiram ficar juntos! Arrisca-se, no mínimo, a ser processado por preconceito contra idosos. Afinal, o etarismo (palavrinha na moda, hein?!) pode ser enquadrado como crime de injúria, quando alguém com mais de 60 anos tem a sua honra ou dignidade ofendidas.

 

A mídia, arvorando-se no papel de termômetro social, avalia a temperatura de uma possível investigação por exploração sexual, mas só na hipótese de o Ministério Público encontrar indícios robustos – de novo, seja lá o que isso significa. 

 

Uns dizem que, apesar de esse tipo de união ser legalmente permitido no Brasil, uma menina de 16 anos sequer tem o corpo (e a mente) completamente formado e, por isso, não há que se falar em consentimento. Outros defendem que não se pode acusar de ambição material uma criatura inocente, sem maldade.

 

Mas para a comadre de Márcia, no entanto, "houve, sim, jogo de interesses, pois a mãe da ninfeta foi nomeada pouco antes do casamento. E se o sujeito recompensou a mãe por autorizar a filha a se casar, teve exploração sexual..."

  

Ao perceber que meu amigo Luizão estava acordado, ouvindo o desenrolar da prosa, Márcia tenta envolvê-lo:

– E você, meu bem, o que acha disso?  

– Sei lá! Não vou me meter em conversa de comadres, mas...

– Mas o quê?

– Pode atrapalhar os planos do compadre. Outro dia ele me contou que será candidato a prefeito, aqui na região metropolitana, nas próximas eleições...

– Só capando aquele velho safado! – despediu-se a comadre, lacrando a videochamada. 


E Luizão, enfim, pôde cochilar. 

38 comentários:

  1. Pensando com meus botões: se já deu panos pra manga essa "pequena" diferença de idade entre os pombinhos, imaginem se fosse o contrário? "Prefeita de 65 anos se casa com jovem de 16". A Câmara de Vereadores já estaria votando o impeachment! É ou não é ou não é? como diria D. Edite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Silas. O preconceito ainda é muito grande, quando a mulher é mais velha do que o homem; we a diferença de idade for grande, pior!! Belaniza

      Excluir
  2. Vai ver o prefeito ouvia muito as músicas de Caetano Veloso, em especial "Pecado original", e se inspirou sentimentalmente na situação do cantor baiano, quando o mesmo se envolveu com Paula Lavigne (ele com 40 anos e ela com 13) e deu no que deu. O nepotismo veio à reboque, como recompensa pela volta ao Paraíso.

    ResponderExcluir
  3. Ademar Rafael Ferreira10 de maio de 2023 às 06:13

    Nunca é tarde para amar. Precisamos relevar a questão da idade e focar no benefício que o relacionamento gera para o casal.

    ResponderExcluir
  4. Temos inúmeros exemplos que o amor existe independentemente da diferença de idade e quem é o mais de idade ele ou ela, como também o contrário, o amor não existe e sim jogos de interesses, como parece ser o caso.

    ResponderExcluir
  5. Diferença de idade ? Isso não é importante! Hoje em dia é normal até o casamento de pessoas do mesmo sexo. Então , o
    que interessa é ser feliz. Excelente crônica amigo !

    ResponderExcluir
  6. Você, como sempre, impagável em suas crônicas! E como sempre leio os comentários, nos de hoje alguém imagina a situação inversa e seus desdobramentos. Se a crônica deu pra rir, o comentário dá pra pensar..,,

    ResponderExcluir
  7. 🤣🤣🤣 Luizão sabe como terminar uma conversa ou não sabe manter segredo 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizão pode ser autuado em flagrante pelo crime de incitação à prática do crime de homicídio qualificado, depois passar por audiência de custódia e ficar à disposição da justiça. 😂

      Excluir
  8. Muito interessante a situação narrada. A união do casal é, no mínimo, estranha. Talvez, ou melhor, certamente, não durará mais que um mandato. Exceto se o político reeleito for.
    Roberto Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei impede uma segunda reeleição. Por enquanto…

      Excluir
  9. Muito boa essa crônica, atual e verdadeira, mas, como já dizia o saudoso Luiz Gonzaga em uma das suas canções "prá cavalo velho o remédio é capim novo!".

    ResponderExcluir
  10. Você está cada vez mais afiado, Hayton. Não desperdiçou nenhuma palavra. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  11. O Mundo está mudando numa velocidade jamais vista. Não se passaram nem 50 anos entre quando Luiz Gonzaga dizia que "pra cavalo véio o remédio é capim novo" e os dias de hoje em que o "dono da lancha é o cabeça branca". A coisa está cada dia mais pragmática e objetivo no que se refere aos jogos de interesses, desejos, necessidades e vontades. Esse caso só repercutiu por causa do nepotismo mesmo. Dedé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fins de nepotismo, considera-se como familiar o cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau.
      A partir do quarto grau, pode. Pode?

      Excluir
    2. Acho que o comentário do Riede abaixo matou a questão. O sujeito é um vagabundo processado por vários crimes e só se fudeu por causa da indignação por ter casado com a novinha. Triste país.

      Excluir
  12. Pelo que li, o tal prefeito tem uma vasta “folha corrida” de irregularidades e denúncias por crimes, inclusive tráfico de drogas. Já foi preso e etc. Ele está no segundo mandato seguido como prefeito de Araucária. Já arranjou emprego e/ou colocação pra vários parentes, incluindo algumas ex-esposas. E todos os temas anteriores estavam submersos ou relevados.
    Mas aí resolveu casar com uma moça de 16 anos, bonita e tal, dentro da lei. Poderia ter pensado: “nossa diferença de idade é menor que a de Francisco Cuoco e sua companheira”.
    Pronto! Agora a imprensa e a sociedade se indignaram: “isso não! Aí já é demais!”
    Pra gente pensar pra onde estamos direcionando nossa seletiva indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando: a “folha corrida” dele foi explorada pelos adversários quando o prefeito tentava a reeleição em 2020. Inclusive as inúmeras acusações de nepotismo. Foi reeleito com 68,49% dos votos. Mas não havia casado com uma moça de 16 anos!

      Excluir
    2. A “seletiva indignação” a que você se refere talvez esconda apenas uma inveja, seja do prefeito, seja da primeira dama, a depender do ângulo de observação do(a) invejoso(a). Ou não?

      Excluir
    3. É uma das hipóteses! Rsrs

      Excluir
  13. Muito interessante e agradável a sua crônica, porque além do prazer da leitura que discorre com uma fluidez de um papo gostoso de varanda, nos faz refletir sobre diversos aspectos que foram mudando ao longo do tempo. Eu sou de uma geração em que muita coisa que hoje é ilegal e abominável, no "meu tempo" era considerado normal: o nepotismo, a questão do envolvimento sexual/romântico com menores de idade (desde que o maior fosse o homem, é claro!) piadas racistas, xenofóbicas, machistas, homofóbicas, a virgindade feminina e, há quem diga que eram tempos melhores. Hoje, temos leis e costumes diferentes, mas na realidade, vivemos uma sociedade impregnada de preconceitos, a grande maioria velado e negado, o que nos torna uma sociedade "politicamente correta" para inglês ver. Uma sociedade hipócrita que tenta à força modificar uma doença que deveria ter sido tratada com educação.
    Adorei a introdução que descreve o desgaste corrosivo do tempo na relação de um casal de aposentados que vive a procurar chifres e cabelos em pulgas, para movimentar o dia a dia.
    Parabéns!!@

    ResponderExcluir
  14. 14 milhões de patrimônio diz tudo...e está história p mim é simples: pedofilia. Conheço um caso em que o cara tem 73 e a menina 18. É ridículo mas cadum cadum

    ResponderExcluir
  15. DAVI ALMEIDA SANTOS10 de maio de 2023 às 08:38

    Hayton parabéns por trazer abordar de forma suave um tema tão sensível na nossa sociedade: vida privada e política. A reflexão trazida foi muito bem conduzida e sem viés, a interpretação fica por conta de cada um... Show.

    ResponderExcluir
  16. Ouvindo os comentários esportivos, no programa G4 da BandSports, o cochilo tem se arrastado BEM mais de 20 minutos ...

    Obrigado pela "carona" ao meu primo...

    Luizinho

    ResponderExcluir
  17. Não tenho a menor dúvida de que o nosso(?) seminovo Alcaide, não só adoraria sua crônica, acho também que certamente criaria um prêmio, em nível regional, pra lhe homenagear por essa autêntica peça literária.
    E o chamo de seminovo por uma razão simples; se não há mais carros velhos, já que em todas casas de revenda deles as placas são sempre "seminovos revisados", também nós, tidos como idosos, temos o direito de exigir que nos tratem assim, seminovos revisados.
    E o personagem objeto de sua inspiração ainda pode se propagandear informando ter motor turbinado por energéticos de última geração.
    Mas não posso deixar de postar uma pequena critica a sua indelével criação.
    Você foi generoso com o nosso (?) atleta.
    Pra ser realista mesmo, deveria lhe alertar que pensasse bem pra ver se a empreitada não configurava "muita areia pra seu caminhão, mesmo dando duas viagens"...

    ResponderExcluir
  18. Crônica que aviva sutilezas e práticas nem sempre aceitas pela maioria dos considerados "normais"... Foram citados nomes, nos comentários, de pessoas do mundo artístico, que não olharam para a diferença de idade para se unirem em matrimônio. E, talvez, milhares de casos semelhantes, mundo afora... Neste caso, por se tratar de político, a situação ficou mais visível, porque existem sempre os opositores que verem ver o "circo" pegar fogo...
    Mas, deixemos os munícipes de Araucária decidirem...

    ResponderExcluir
  19. Texto cheio de elementos motivacionais, que transportam o leitor para zonas que lhe proporcionam bem-estar e pensamentos maravilhosos, sem esquecer os de consequências indesejáveis.
    É sempre admirável o reconhecimento ao esforço e dedicação do autor, que sempre chega junto aos leitores que o esperam semanalmente.
    Parabéns por mais uma missão cumprida.

    ResponderExcluir
  20. Rapaz. A crônica é gostosa de ler, mas vamos deixar o velhinho se divertir. Acho que tem gente aqui com inveja. Eu, por exemplo.,,.

    ResponderExcluir
  21. Duas conclusões... primeiro, o que abunda não prejudica... segundo, como dizia cantando o grande mestre Luiz Gonzaga, pra cavalo velho o remédio é capim novo. Fala pra comadre se conformar...rsrs

    ResponderExcluir
  22. O Hayton transformou-se num afiado escritor de assuntos mil. Esses são os melhores. Ótima crônica.

    ResponderExcluir
  23. Agostinho Torres da Rocha Filho11 de maio de 2023 às 19:03

    A julgar pelo título da obra, julguei tratar-se de uma singela homenagem ao folclórico prefeito do município de Sucupira, Odorico Paraguaçu. O texto, porém, aborda, com rara maestria, um fato verídico registrado no município de Araucária/PR, amplamente explorado pela grande mídia. Provavelmente, o protagonista não terá o prazer de saborear tão fascinante leitura, mas "esta obra entrará para os anais e menstruais de Araucária e do País. Parabéns pela performance!

    ResponderExcluir
  24. Eita prosa boa! Imagine a angústia de Luizao para continuar o cochilo, encaminhou na primeira oportunidade.
    Grande Hayton, Parabéns, seus textos Nos da prazer, uma leitura envolvente.

    ResponderExcluir
  25. Quando ela fizer 18, ele irá se separar dela. Já estará muito velha pra ele e haja R$ 14 milhões de patrimônio (público) para tanta pensão. Eita Brasil véio de guerra dos Cabeças Brancas afortunados (com o dinheiro dos outros)!

    ResponderExcluir
  26. Mais um texto delicioso, Hayton.
    É a história que se repete: Dizem que as mulheres não gostam de homem, gostam de dinheiro. Será?

    ResponderExcluir
  27. BELANIZA MARIA MACIEL DE SOUZA SANTOS17 de maio de 2023 às 08:40

    Diferença de idade não me incomoda. Tenho uma nora 10 anos mais velha que meu filho e, graças a Deus, vivem muito bem. Belaniza

    ResponderExcluir
  28. Muito interessante atestar a relevância deste casamento, que, apesar do vasto repertório do prefeito, listado pelo Riede, foi o que mais causou indignação à “sociedade”.

    ResponderExcluir
  29. Tudo que falam contra o prefeito e por inveja e a falta do charme que o cara certamente tem. Kkkk

    ResponderExcluir